quarta-feira, 2 de junho de 2010

Homem Bom = A Peste= A Guerra em Moçambique

NELSON MANDELA= A Quem muito se deve
Está de parabéns a SIC que nos proporcionou uma excelente reportagem sobre aquele que será uma das personagens mais prestigiada do Século Passado e, provávelmente de muitos que lhe seguirão.

O Lado péssimo.
Como sempre e fazendo uso para gasto do dinheiro de nós contribuintes, a RTP mais uma vez dá todo o tempo do Mundo a um sujeito que desde há muito deixou de fazer história, a não ser aquela de oportunistícamente estar em todas.
 Só espero que tenha o que merece pelo uso abusivo politícamente de jogos que quanto a mim são inqualificáveis em quem se dizia ser anti-fascista.
 De Alegre só se nos lembrar-mos daquelas figuras de quando vamos ao circo.
 Mas o povo tem memória.
Infelizmente de quando em vez tenho de dar uma visita ao canal 1 para ver quando começa mais um episódio da guerra no ex-ultramar.

A GUERRA EM MOÇAMBIQUE
    Mais uma vez que o episódio de hoje simplesmente foi maravilhoso, todo ele sobre Moçambique e deu para perceber toda a estratégia ao serviço de Salazar de Jorge Jardim e a traição que preparava para o que ele considerava de  todo o interesse a independência de Moçambique e a criação de um regime  Multi-partidário depois da aniquilação da Frelimo. Os GEPs (Grupos Especiais Paraquedistas) comandados por Oficiais portugueses, que o Governos pagava mais do dobro 11000 escudos daquilo que pagava aos soldados poortugueses.(comparados aos boinas Verdes paraquedistas) e os Fuzilamentos de guerilheiros da Frelimo e população, que estes grupos fizeram.
 Como disse Baltazar Rebelo de Sousa em Moçambique o descalabro foi o de haver três poderes.
   Os ataques de Jardim às tropas portuguesas nos Jornais da Beira etc. a públicar brevemente.



Obrigado Nelson Mandela pelo exemplo dignificante de Vida.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tens razão nos dois casos, Mandela é um exemplo para o Mundo, Alegre um sapo que o Partido Socialista vai engolir, mas que estou convencido que os votantes deste partido na sua maioria vão-lhe fazer um manguito.
Estou a escrever e a acompanhar no canal 1 o programa sobre a guerra em Moçambique, e não apareceu até ao momento nenhum Marinheiro a falar.
Um abraço
Virgilio Miranda

Piko disse...

Vi a reportagem que a SIC nos apresentou sobre MANDELA e que fascina, quem como nós, ama as amplas LIBERDADES!
A vida e o exemplo de dignidade de NELSON MANDELA são únicos no nosso tempo!
Pessoas menores do ponto de vista político, como é o caso do "paizinho" Soares, que logo aproveita para fazer comparações com dois estadistas americanos -tinham de ser americanos - que em boa verdade não têm nada de comparável, até porque estamos a avaliar um Homem que é fechado para toda a vida numa prisão de Alta Segurança pelo regime do aparteid Sul-Africano!
É o próprio INIMIGO que vai à prisão e lhe pede que venha salvá-los da mer.. que haviam feito, quando criaram o regime mais desigual, jamais criado pelo Homem! Não há comparação possível e se houver, essa comparação vai beber ao indiano GHANDI, onde se notam algumas semelhanças no que diz respeito à não violência!
Mas não admira, porque já nos habituaram às saídas infelizes estes políticos medianos, cujo espelho está patente nessa pleiade de meninos de coro, alguns seus afilhados, que estão na origem e continuidade de conduzir o nosso país à situação em que se encontra, de quase falência, sem nunca terem aparecido perante os portugueses a CONFESSAR ou ASSUMIR a sua incapacidade para a política, quando herdaram todas as condições, incluindo a ajuda Europeia, para tornar este país numa Democracia solidificada e desenvolvida!
Por tudo isto, ouvi-los, não muito obrigado!
Temos no mínimo o direito à nossa indignação!
Obrigado por tudo NELSON MANDELA! Obrigado sobretudo pelo muito que me ensinaste!
PIKÓ

Tintinaine disse...

Hoje passei o dia a ouvir dizer mal do Mário Soares e do Manuel Alegre. Pelos vistos nenhum dos dois recolhe muitas amizades entre os Ex-Combatentes. Porque será?
E hoje morreu um homem que fazia boa equipa com eles, o Rosa Coutinho. Podiam ter apanhado boleia com ele e embarcavam todos juntos, rumo ao Além!!!