sábado, 23 de janeiro de 2010

Amor ao Lago Niassa (Meponda) =III


 MEPONDA, PARAÍSO DE BAOBÁS 
 BAOBÁ =(Árvore tropical, cujoso tronco chega a atingir mais de trinta metros de perimetro- Embondeiro, adansónia e melambeira)
Vindo de Vila Cabral, o encantamento continua. O mesmo espanto que senti ao descer das alturas donde vislumbrei a paisagem mais bela do mundo.
    Um pouco longe da praia, numa pequena elevação em terreno de mato, pode-se contemplar a bela paisagem que nos fascina. À sombra de um embombeiro, pode-se obsevar de perto aquela estranha árvore pré-histórica que só se encontra em Petit Prince. Como é diferente  de todas as outras, com aquele tronco gordo e luzidio, cor de elefante. Acho que se confunde com os elefantes e rinocerontes, restos também da pré-história. Aqui neste país imenso, com tantas montanhas, vales e desfiladeiros,os baobás têm espaço para crescerem assim.  E podem crescer assim sem temerem desvastar o planeta, como aconteceria com o pequeno mundo do princepezinho, se o carneiro não comesse as sementes dos baobás.  Observava tudo o que me rodeava, essa  natureza tão nova, que nada tinha a ver com a Lisboa que eu deixara de ter e viver.
     O Niassa! o grande Niassa! Tão grande como o horizonte, dominador, de uma beleza estonteante sob as cores púrpura,(Mostra de muitas cores) dourado, todos os alaranjados e lilases do sol poente em tempo de equinócio,(momento em que o sol mergulha) a mergulhar num  leito de fogo, estende-se até onde a nossa vista alcança, este lago imenso, com dimensão de mar cor de safira e ondas de espuma a espraiarem-se na areia!
     Quem o olha neste  doce muralha de fim do dia, nem acredita que pode de um momento para o outro transformar-se num monstro agitado de ondas gigantes, onde todos os naufrágios podem acontecer. Assim o sentiram os Marinheiros que em certas ocasiões  julgaram poderem ali terminar os seus dias numas dessas tempestades repentinas, a caminho do Cobué.
Aminha prenda de anos a todos vós que conheceram estas maravilhas da natureza= Valdemar  

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quem tem vontade e inspiração para escrever, qualquer assunto serve. Até mesmo os Baobás do Niassa! Sim senhor, é assim mesmo!